menu Menu
Ars Magna - Cardano
Até o momento, julho de 2022, estou transcrevendo o texto em latim.
By Jean Pimenta Posted in Transcrição, Matemática on 13/07/2022 0 Comments 1 min read
Sumários gerais e de tags Anterior Transcrições e traduções Próximo

Última atualização: 13/07/2022

Aqui um início da transcrição da Ars Magna de Girolamo Cardano. O original está em vários arquivos jpg, das páginas de algum exemplar; não me lembro ao certo onde os consegui, mas foi em algum site que disponibiliza as cópias de originais como projeto gutenberg.

Os editores da época utilizavam símbolos para representar determinadas composições. A terminação em um está identificada, em várias palavras, pelo \~{u}, assim como uma espécie de qb em ligadura para -que e a letra \eta com um trema, que acredito ser um \eta-umlaut indicando uma metafonia (porém, ainda preciso me certificar disso).

Para a escrito, foi utilizada a fonte Junicode, uma fonte feita para medievalistas e pode-se conseguí-la pelo seu site oficial. No meu caso, que utilizo windows no momento, instalei-a no sistema e chamo-a diretamente no \LaTeX utilizando o pacote fontspec. Além da documentação sobre a fonte em seu site oficial, consultei o Mapa de Caracteres para encontrar o código referente a um caracter e chamá-lo diretamente no \LaTeX via \char.

Assim que finalizar a transcrição e corrigir algumas dúvidas e possíveis erros, a marca d’água será retirada.

Transcricao-ArsMagna-Cardano2-marcadagua

Para os interessados no código em \LaTeX, disponibilizo-os abaixo para que possam consultar e ver o que usei para gerar o pdf acima. Conforme for realizando mais da transcrição, atualizo o pdf.

**Organizando os arquivos para disponibilizá-los da melhor forma por aqui.

fontspec junicode LaTeX latim matemática transcrição


Anterior Próximo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cancel Publicar comentário

keyboard_arrow_up